Existem diversos motivos para uma empresa comprar cursos prontos para revenda. Contudo, percebo que a primeira tarefa é mapear os interessados neste segmento: donos de lojas virtuais, profissionais de RH que precisam municiar suas universidades corporativas ou até mesmo profissionais que necessitam transmitir seus conhecimentos mas que não tem aptidão para produção de cursos online.
A primeira vista, apenas entender a fundo um tema não é garantia de que este conhecimento será bem transmitido. Entender um tema é principalmente conhecer e aprender de forma constante seu público alvo e sua persona (para os mais esclarecidos). Captar as necessidades de quem aprende é fundamental.
Então, adquirir cursos prontos, meus amigos é uma vantagem por vários motivos:
1 – Economia de Tempo
O tempo de produção de um produto digital é fato a ser considerado. As fases de produção de curso online são: estudo do público alvo, escolha dos objetos educacionais ( vídeos, apostilas, games, etc ), análise de métodos de engajamento e aferição de conhecimento e a venda/consumo propriamente dito do conteúdo. Nestas fases todas vem obrigatoriamente a escolha da plataforma de ensino a distância.
A verdade é que todas estas etapas consomem tempo. Em uma época em que um meme perde sua validade em dias e os acontecimentos do outro lado do mundo chegam em minutos, tempo é um recurso precioso.
Adquirir o objeto de seu desejo na hora que se precisa é uma vantagem.
2 – Contratos de Licença de Uso , Direito de Imagem e tempo de uso ( vitalício ou não )
No momento de aquisição de um curso pronto, é indispensável conhecer a empresa que comercializa tais produtos. Obviamente que não obrigatoriamente a própria empresa que vende o curso os produz, porém tal empresa precisa ser capaz de prover contratos de licença de uso ( vitalícia ou não ) e cessão de direitos de imagem de todos os cursos vendidos.
Os contratos são garantias fundamentais de que existe amparo legal para comercialização do produto.
É neste ponto que se destaca a GlobalEAD. A empresa dispõe de pelo menos 140 cursos prontos. Muitos podem ser adquiridos de forma definitiva (através de licença de uso vitalícia) ou revendidos a base de comissão.
3 – Conhecimento do tema e público alvo
Vários produtos online possuem duas constantes: o conteudista e o apresentador (também chamado de ator). O ator é quem apresenta o curso. Nestes casos o curso estará no seu formato de vídeos ou SCORM. A grosso modo, “SCORM” é um objeto educacional onde vídeos e textos se misturam e o aluno tem uma experiência mais rica, principalmente quando o conteúdo é denso.
O Conteudista é o dono do material didático. É quem produz os textos. Literalmente é o dono do curso. É comum que o mesmo apresentador ( ator ) apresente vários cursos mas não necessariamente ele é o dono do curso. A verdade é que quando se tem o mesmo ator em diversos cursos de conteudistas diferentes é porque existe o direito de imagem do conteudista que precisa ser respeitado.
Uma vez que adquirir seu curso pronto atente para a qualificação do conteudista e o ator.
A produtora do curso precisa conhecer o público alvo, o conhecimento do tema e os objetos educacionais usados. Os objetos educacionais mais bem aceitos no mercado atualmente são vídeos. A propósito, Conteúdo SCORM ainda é muito usado embora várias plataformas abandonaram este padrão por questões técnicas.
4 – Personalização
Uma característica importante quando envolvemos compra de cursos é sua personalização. Não é viável editar um vídeo ou mesmo um conteúdo SCORM de um curso pronto. Então, como as empresas podem personalizar seus conteúdos?
Gravando um vídeo de apresentação do produto com a logomarca da empresa adquirente.
Também é comum quem adquirir um produto criar módulos complementares.
Exemplificando, certa vez uma empresa comprou um curso de “direção defensiva, módulo básico e avançado”. Contudo, a necessidade maior era formar motoristas de caminhão. Esta empresa comprou o curso e gravou um módulo a parte específico para direção defensiva para caminhões. Desta forma fortaleceu sua universidade corporativa tomando por base um conteúdo adquirido, poupando tempo, dinheiro e esforço.
5 – Credibilidade
Credibilidade não se compra e não se vende, embora o marketing digital diga o contrário. Credibilidade é igual tempo. Ambos os termos são aliados. A análise de Credibilidade de uma empresa que venda cursos prontos passa pelos seus anos no mercado, sua trajetória e os profissionais envolvidos.
6 – Manutenção / Updates
Há vários anos atrás escutei um professor de certa renomada universidade:
“Um bom mestre é aquele que já ficou ultrapassado pelo menos três vezes”.
A verdade é que cursos online tem a capacidade de ficar ultrapassados de forma fugaz. Exemplifico as áreas de tecnologia e Direito. Leis mudam, técnicas e processos também mudam muito!
A empresa fornecedora de cursos online precisa ser capaz de atualizar seu conteúdo e fornecer dados precisos sobre as datas de atualização de seus produtos.
Muitas maravilhas vieram com a inteligência artificial. Em 2020, por exemplo, não haviam tantos recursos tecnológicos como temos hoje. Som e até imagem eram bem diferentes. Atualmente recursos como “correção de som com inteligência artificial” faz com que materiais gravados anos atrás tenham hoje um som puro, de estúdio, graças a simples processos de correção com IA.
Empresas provedoras de cursos online estão bem antenados sobre estes problemas e suas soluções. Quando adquirir seus conteúdos, informe-se sobre quando tais conteúdos foram atualizados!
7 – Flexibilidade – capacidade de instalação de conteúdos em qualquer plataforma
Uma vez que adquirir seus conteúdos certifique-se de que o material possa ser instalado em sua própria plataforma. Caso não tenha plataforma, analise se a empresa fornecedora também disponibiliza uma plataforma EAD versátil e que seja capaz de aceitar a integração com várias outras do mercado.
O processo de adquirir a plataforma junto com os cursos garante que possas vender e desfrutar dos conteúdos em sua plenitude.
A GlobalEAD, por exemplo, oferece além dos 140 cursos uma plataforma de ensino a distância inclusa. O processo inclui site responsivo e loja virtual no domínio do contratante.
Os cursos que porventura adquirir poderão ser instalados em sua plataforma, se adquirir com licença vitalícia. Outro processo será de consumo dos cursos via API
Você pode ler mais sobre este assunto clicando aqui.
Finalmente, podemos dizer que comprar cursos prontos para revenda é uma estratégia para conseguir vantagens competitivas sobre os concorrentes. Uma forma de ganhar tempo e escalar lucros, desde que se saiba comprar e consumir o produto de interesse!
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Estaremos a postos para um ótimo atendimento!!