Universidade Corporativa X Universidade Colaborativa (parte 2)

UNIVERSIDADE CORPORATIVA e universidade colaborativa são conceitos de formação profissional eficiente. universidade corporativa é mais voltado para uma única empresa. universidade colaborativa é para um pool de empresas do mesmo segmento querendo formar melhor seus colaboradores.

Nos últimos meses tem me deixado animado os conceitos de universidade colaborativa e universidade corporativa, embora o primeiro item foi o que realmente me despertou.

Se o que eu aprendi está correto, universidade corporativa é o conceito de desenvolvimento de cursos específicos dentro da empresa, com objetivo claro de formar melhor os profissionais, propiciando para estes competências melhores para desempenhar o trabalho. O advento destes cursos de preparação, por si só, já é uma evolução, pois pequenas e médias empresas preferem não investir na capacitação de seus colaboradores.  Este é um indício que corrobora com a tese de que as empresas no Brasil duram menos de 5 anos.

Bisbilhotando um sistema de ensino a distância de um concorrente, vi com entusiasmo o vídeo de formação de vendedores da Peugeot. Pra falar a verdade era um videozinho até bobo, mas imaginei se no mesmo sistema tivesse o vídeo de formação de vendedores da Volks junto com o da Peugeot.

Imaginem dezenas de candidatos a vendedores fazendo um curso de venda de carros com as várias marcas juntas! Avançando neste conceito, penso em gerentes especializados em cada marca mostrando as vantagens de cada um de seus carros para um público heterogêneo. Pensem em como isso motivaria o aluno e como ele seria melhor preparado para este mercado automotivo!

Obviamente que usei o exemplo automotivo, mas este procedimento pode ser aplicado em vários setores da sociedade.  Aliás, o SENAI de Resende faz projetos de formação de operários para as várias fábricas da região.

Este é o encantador conceito de universidade colaborativa.

Gostei tanto da idéia que estou disposto a oferecer todo o aparato tecnológico de sistema EAD para tocar um projeto de universidade colaborativa.

Preciso de pessoas que estejam dispostas a fazer a sinergia entre diferentes empresas para prover cursos deste nível para a sociedade.

A coalizão de forças de diferentes empresas CONCORRENTES baratearia os custos e aumentaria a eficiência dos profissionais disponíveis no mercado.

Quem se habilitaria a este desafio?

Começar com o pé direito em ensino a distância e na criação de seu curso online? Clique na imagem abaixo usando o cupom promocional BLOGEAD quando perguntado e receba 5% de bônus em qualquer plano! Aguardamos você 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

Deixe uma resposta