Qual a melhor plataforma EAD (ensino a distância) do mercado?

Provavelmente você está procurando saber qual a melhor plataforma EAD (ensino a distância) do mercado e talvez por isso tenha chegado a este post. Todavia a pergunta mais correta que poderia fazer é:

Qual a melhor PLATAFORMA EAD para o MEU negócio?

A infinidade de plataformas de ENSINO A DISTÂNCIA disponíveis no mercado Web confunde qualquer um, por mais experiente que sejamos. Então vamos permear os conceitos básicos que praticamente todas as plataformas de EAD têm. Praticamente todas as empresas oferecem um conjunto de soluções integradas com Site Responsivo + loja virtual e plataforma EAD propriamente dito. É um pacote só e veremos isto esmiuçadamente.

Neste artigo você poderá ver sobre:

Site Responsivo

O site acoplado à plataforma EAD é um cartão de visitas de quem procura por seus cursos online e serviços. Muito mais importante que apenas a aparência, este precisa ser responsivo. Em outras palavras precisa se adaptar à realidade de qualquer monitor, tablet ou celular. Outra característica do website é sua fluidez no carregamento das páginas e um baixo tempo de total abertura total do site. É claro que o servidor onde este site está hospedado influi nos tempo de carregamento das páginas, mas há uma dica importante que vai te ajudar a reduzir este tempo de abertura de seu site: compactar imagens. Use o “CompreessJpeg” para compactar todas as imagens de seu site sem perder a qualidade. É Excelente e permite a compressão de imagens no formato JPG ou PNG. Reflitam analisar com periodicidade se seu website é célere o suficiente. Use estas duas ferramentas: gtmetrix.com e o developers.google.com speed.

Todas as indicações acima são ótimas e gratuitas.

Loja Virtual – e-commerce

Como dissemos anteriormente, praticamente todas as plataformas de EAD possuem loja virtual (e-commerce). Uma vez que configura seus produtos na plataforma uma loja virtual estará disponível e acoplada ao seu WebSite. É neste momento que algumas plataformas se diferenciam das outras! As lojas virtuais utilizam métodos de pagamento chamados Gateways. GateWays de pagamento são interfaces entre as plataformas de EAD e os bancos. Desta forma o usuário administrador do sistema não precisa se preocupar com integrações complexas e pode facilitar o pagamento para seus alunos (ou outros consumidores). É a forma mais simples de seus alunos poderem pagar por seus produtos através de diversos cartões de crédito ou boletos bancários.plataforma EAD

Os gateways de pagamento mais comuns são PagSeguro, MercadoPago e Paypal, embora existam centenas de outros Gateways. Observe que o PagSeguro ainda é o mais usado e o PayPal um dos únicos que aceita moedas estrangeiras.

Os Gateways de Pagamento além de consumir uma porcentagem de suas vendas são intermediários entre os alunos e o contratante. Havendo reclamações e solicitações de estorno após uma compra, os alunos recorrem aos GateWays de Pagamento que fazem esta intermediação.

Há ainda um meio de fugir dos Gateways de Pagamento: o Cielo. Cielo é um meio de interligar seu banco diretamente à plataforma EAD, o que reduz a porcentagem de desconto na hora da venda. Esta opção é obtida apenas por personalização e há investimento extra, sem dúvida.

Considere a plataforma EAD inoveMaster: ela aceita somente PagSeguro, porém seu investimento mensal é um dos mais interessantes do mercado com 7 dias para teste gratuito. Já as plataformas da GlobalEAD são robustas, aceitam vários métodos de pagamento e ainda fornecem mais de 100 cursos prontos para venda sem pagamento de comissão. Consulte aqui preços, lista de cursos e como funciona o negócio.

As plataformas de EAD propriamente ditas

Ambientes de ensino

As plataformas de EAD possuem vários ambientes: administrador, área de membros (área dos alunos), ambiente do tutor (ou professor) e algumas também têm ambiente do coordenador pedagógico (normalmente usado somente em universidades).

Área do Administrador

A área do Administrador é justamente onde o contratante do sistema administra seus alunos, suas vendas, escrutina os relatórios de acesso e configura até mesmo o website incorporado. Algumas plataformas de EAD mesclam o ambiente do TUTOR com o do administrador. Nesta hipótese o administrador pode inserir seus cursos, especificar sua carga horária, configurar o preço de cada produto, inserir conteúdo e interagir com os alunos.

Algumas plataformas de EAD também permitem a venda de produtos físicos (como livros) além de somente cursos online.

Área do Tutor (professor)

A área do Tutor (professor) é onde os tutores inserem os cursos e os seus objetos educacionais. Tais objetos podem ser vídeos, apostilas, animações, conteúdo SCORM, simulados e os instrumentos de interação com alunos, ou seja: fóruns, sistemas de dúvidas, webconferências ou chats online.

Observe que “conteúdo SCORM” nada mais é do que um conteúdo produzido por softwares específicos de produção de conteúdo. Este conteúdo, uma vez produzido neste formato, poderá ser executado em qualquer plataforma que admita este padrão internacional.

Compreenda que também neste ponto as plataformas de EAD diferem entre si. Normalmente o espaço em disco ocupado pelas apostilas, o número de alunos, o volume de vídeos pode interferir no preço do seu LMS (learning Management System – outra nomenclatura das plataformas de EAD).

Outro fator complicador para especificação de preço de um sistema EAD são os métodos de interação com os alunos. WebConferências costumam elevar o preço da mensalidade de um sistema EAD.

Área de Membros (Área dos Alunos)

A área de membros (área dos alunos) é justamente onde os alunos consomem os objetos educacionais disponibilizados pelos tutores. Também é na área de membros que os alunos podem interagir entre si e com os tutores através de ferramentas como sistema de dúvidas, fóruns, chats online e até webconferências.

A maioria das plataformas de ensino a distância afere o comportamento dos alunos dentro do sistema, muitas vezes através de logs de acesso. Logs de acesso são arquivos no formato texto que fazem o track down (rastreamento) dos passos dos alunos. Estes arquivos são indispensáveis e muito usados em caso de disputas (contendas entre os alunos e os produtores). São as provas de que os alunos usufruíram ou não o conteúdo vendido.

Vídeos

Vídeos são importantes objetos educacionais e o Brasil é um dos maiores consumidores deste tipo de mídia. A maioria das plataformas permite que os contratantes façam o upload de seus vídeos direto para a plataforma, enquanto outras exige que o produtor tenha um servidor de vídeos a parte.

Muito se discute sobre a proteção contra download não autorizado. Embora praticamente todas as plataformas tenham algum tipo de proteção contra download não autorizado, não podemos nos enganar: basta que o aluno grave toda a tela enquanto o vídeo estiver rodando. É impossível coibir esta prática.

Estratégias podem ser utilizadas como usar tecnologia DRM (Digital Rights Management – método para criptografar conteúdo restrito), HDS protegido  (Http Dinâmico Adaptativo) ou mesmo expor CPF/Nome do aluno em posições dinâmicas da tela (técnicas usadas em plataformas de EAD da GlobalEAD).

Apostilas e conteúdo SCORM

Conteúdos como apostilas, planilhas, animações SCORM também são itens que podem influenciar no preço de seu sistema de EAD. O espaço ocupado por tais objetos educacionais influi na mensalidade cobrada pelas empresas fornecedoras de plataformas de EAD. Contudo não se preocupe. Há vários métodos de inserir conteúdo infinito em uma plataforma EAD sem gastar um centavo por isso. Considere softwares como slideshare, Issuu e o Microsoft Sway.

Um dado curioso: 95% dos clientes da GlobalEAD não conseguem consumir nem mesmo 2 Gb de espaço em disco para apostilas e outros materiais didáticos. Leads-quentes

Plataforma EAD proprietária ou “Grátis” ?

Trata-se de discussão milenar! Devo escolher entre uma plataforma EAD proprietária ou uma plataforma EAD dita grátis? A mais famosa plataforma de ensino a distância dita “grátis” é a Moodle. Contudo não se deixe enganar pelas aparências, pois não existe almoço grátis. O maior custo das plataformas de ensino a distância está justamente no suporte. Moodle exige que o usuário faça absolutamente tudo, desde a instalação até o gerenciamento. O suporte se dá através de fóruns ou consultorias (que nunca são grátis, obviamente).

A plataforma EAD GlobalED além de permitir vídeos ilimitados, também facilita para que tenha alunos e cursos ilimitados. É a única plataforma EAD que permite a venda de livros além de cursos online, usando códigos de rastreio de objetos dos correios, facilitando as vendas. Possui um programa de Afiliados (rede de vendedores virtuais que se predispõe a vender seus produtos mediante comissões pagas automaticamente em caso de vendas) e um suporte invejável. Com teste Grátis de 7 dias, trata-se de ótimo sistema LMS!

As plataformas de EAD GlobalEAD são densas e há vários planos disponíveis. O mais interessante é o plano denominado “Plano Completo”. É um plano que inclui sistema de EAD incorporado a mais de 100 cursos online permitindo que o contratante venda tais cursos pelo preço que quiser.

Vale a pena conferir 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

1 thought on “Qual a melhor plataforma EAD (ensino a distância) do mercado?”

Deixe uma resposta