Fórmula de lançamento realmente funciona?
Oras… É lógico que funciona. Contudo podemos perguntar: isto é bom ou ruim?
Considere uma faca e um liquidificador. Bom, uma faca e um liquidificador são ótimos dependendo do uso que fizer deles. Uma facada mal usada pode decidir uma eleição e um liquidificador ser confundido com uma arma. Tudo depende do objetivo do usuário. A má intenção fica por conta deste último.
Então podemos culpar a Fórmula de Lançamento pela crise moral que atravessa a internet? Será mesmo que a Fórmula de Lançamento pode ser culpada pela onda de mentiras, fake news e por levar a engano milhões de pessoas no Brasil e no exterior?
Podemos isentar todos os que foram enganados por esta fórmula pelo desfecho nocivo espalhado por todo país? Não, embora sem dúvida a culpa maior está sobre quem usa este esquema de forma inapropriada. Está escrito:
…”E realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista dos homens. Por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar em nome da primeira besta, ela enganou os habitantes da terra.” – Apocalipse 13:13
Sabemos muito bem o destino dos que foram enganados. E por que o paralelo? Quantos de nós já não leu ou viu em algum lugar: “faça milhões em 7 dias. Veja o case de sucesso…”
Cabe a pergunta: o que é a Fórmula de Lançamento? Um método para enganar os outros? Não, nunca foi. De todo modo não podemos fechar os olhos para as consequências do mal uso desta ferramenta.
Eis o que veremos neste post:
- 1 – O que é a Fórmula de Lançamento;
- 2 – Quais as estratégias do Fórmula de Lançamento;
- 3 – Qual o perigo do Fórmula de Lançamento?;
- 3 – O que são gatilhos mentais;
1 – O que é a Fórmula de Lançamento
Fórmula de Lançamento é uma estratégia oficialmente lançada nos Estados Unidos na década de 90. Tal estratagema utiliza do comportamento psicológico natural do ser humano e gatilhos mentais para influenciar atitudes e induzir pessoas a realizar atos inadvertidos como comprar, interagir e até pensar de acordo com os interesses do influenciador.
A Fórmula de Lançamento na verdade é uma ferramenta psicológica que encoberta poderosos estudos do comportamento humano. É um método de induzir atitudes em indivíduos em prol dos objetivos de quem as manipula.
2 – Quais as estratégias da Fórmula de Lançamento?
A estratégia principal do Fórmula de Lançamento é aliciar um ou mais indivíduos, ganhando a confiança destes para posterior uso desta confiança.
A melhor e mais rápida forma de ganhar a confiança de alguém é fornecer algo gratuito. Temos então a primeira estratégia:
– Fornecer algo de valor gratuitamente (Iscas Digitais – Captura de Lead);
A premissa desta estratégia advém do comportamento humano de que se uma pessoa recebe algo de alguém esta se sente involuntariamente em débito.
Fórmula de Lançamento não é um mecanismo só para o mundo digital. Ainda em 2018, estive no Mercado Municipal de São Paulo. Trata-se de um grande Mercado em São Paulo que comercializa comidas típicas. É um lugar focado nos turistas e uma aula prática de Fórmula de Lançamento. Muitos de seus vendedores literalmente impedem a passagem dos transeuntes pelos corredores empanturrando-os com guloseimas mil. Sem deixar o consumidor parar de comer ou pensar, o vendedor os empanturra e fala sem parar. No final da mini-orgia gastronômica o consumidor se vê compelido a comprar alguma coisa, se sentindo em débito com o vendedor.
Talvez agora você entenda a febre do e-book grátis que assolou a internet entre 2015 a 2018. São as iscas digitais. As iscas digitais são pequenos pedaços de um conteúdo de interesse de um público. É um método para capturar leads (público qualificado) para seu negócio.
– Manter o Público Alvo Cativo – Criando Autoridade
Uma vez que a isca digital fez sua função de capturar a lead (informações como nome, email e o WhatsApp do potencial consumidor) chega o momento do influenciador criar e demonstrar sua autoridade. Através de sequências de vídeos, canais do Youtube ou outras redes sociais, o influenciador procura cativar a audiência do seu público. No início esta estratégia de manipular a atenção do público estava restrita à listas de mail marketing. Isto acabou. Redes sociais e o WhatsApp são as novas tendências do mercado pois são muito mais eficientes.
Bom… Nenhum problema em criar um canal no Youtube e começar a gravar 3 vídeos por semana ou até mais falando sobre um assunto de interesse. Esta rede social possui algoritmos que fazem aumentar seu público desde que se grave grande volume de vídeos não importando tanto seu conteúdo.
3 – Qual é o perigo do Fórmula de Lançamento?
O problema é quando um bando de moleques viram autoridade em economia liberal sem nunca terem trabalhado na vida. O problema é quando quem sempre viveu de pornochanchada vira criador de Leis Federais.
Mentir é um grande negócio. Funciona. Eis o enorme perigo da Fórmula de Lançamento.
4 – O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são armadilhas que induzem o ser humano a agir compulsivamente.
É culpar a faca quando o culpado é o abdome.
Alessandro Marlos é Engenheiro da GlobalEAD – Plataformas de Ensino a Distância com cursos inclusos.
Conheça nossos cursos de Marketing Digital para revenda por empresas e instituições de ensino!