Como descobrir o Público Alvo de seu negócio?
Sem dúvida esta é a segunda parte mais sensível para qualquer negócio: público alvo. A primeira é saber “Como descobrir qual produto e negócio devo trabalhar?”
Há um conceito importante além do público alvo: Persona (alguns chamam de AVATAR). Todos estes conceitos são posteriores ao fato de que você já tem um negócio. Não irei me aprofundar nos conceitos de “Público Alvo” e “Avatar (Persona)” pois inúmeros websites já discutem isso. Serei o mais prático possível 🙂
O que é Público Alvo?
Público alvo é a massa que pode se interessar pelo seu negócio. É um conceito genérico de grupos de indivíduos, empresas ou organizações que têm interesse por adquirir os seus produtos e serviços.
O que é Persona?
Persona é um conceito menos abstrato e abrangente que público alvo. É a personificação de indivíduos dentro de seu público alvo. Em outras palavras é quando se nomeia, determina e apresenta em dados qualitativos e concretos os indivíduos de seu público alvo.
Exemplos de público alvo e persona vão te ajudar a entender.
Exemplo de Público Alvo:
Profissionais liberais, homens e mulheres, entre 25 e 45 anos com renda superior a R$ 2.000,00 com cunho político sectário e de direita.
Exemplo de Persona:
Ricardo, 25 anos, engenheiro formado pela PUC-Rio, renda de R$ 5.000,00 e filho único.
Perceberam a diferença? Persona é um exemplo (ainda que hipotético) de um indivíduo único de sua massa de potenciais clientes. Através destas características você pode, usando o exemplo em tela, fazer ações de marketing em Universidades particulares em detrimento de Universidades Públicas. Um fato extremamente importante é que no momento que realizar suas pesquisas e discorrer sobre seus diferentes Avatares ser o mais sincero possível. Outro detalhe importante é guardar estas informações para si.
Uma vez que já temos os conceitos de Público Alvo e Persona vamos ao que interessa do artigo:
Como descobrir o seu Público Alvo?
Esta pergunta precisa ser respondida com outra primeiro: o seu Produto atende pessoas pela dor ou pela paixão? Eu te ajudo a responder! Supomos que sua empresa seja de reboques de automóveis. Nesta hipótese eu te perguntaria: os seus reboques são para retirar veículos danificados das ruas ou para rebocar carros antigos para exposições? Somente pela sua resposta já identificaria facilmente o seu público alvo e até métodos para chegar nele, perceberam?
Então temos a primeira forma de identificar o público alvo:
a) Seu produto atende pela dor ou pela paixão?
Outras perguntas são mais específicas e visam detectar o gênero, idade, profissão, detalhes específicos e até preconceitos de seus potenciais clientes! Diria que “preconceitos” é o mais importante pois evita esforços para obter clientes com resistências muito agudas.
Estes conceitos são importantes. Não adianta ser urologista e fazer prospecção em salão de beleza feminina. Pouco adiantará ser representante de camisas de time de futebol e tentar vender em dias que não há jogo no estádio.
Chamaremos esta nova leva de perguntas de “generalidades“. Temos então a segunda categoria de perguntas para detectar o público alvo:
b) “Generalidades” e preconceitos.
Finalmente vamos ao último ponto e mais importante de todos: quais são seus preconceitos e como você encara a verdade de seu produto em relação ao público alvo? O fato é que todas estas perguntas são feitas diretamente para seus potenciais clientes e nesta opção algumas verdades sempre vêm à tona. Depois de realizar várias perguntas para si mesmo e a seus clientes, qual é a percepção deles em relação ao seu produto? Chegamos na última pergunta:
Como você enxerga a si mesmo após buscar o próximo? Esta pergunta será capaz de te permitir fazer as mudanças necessárias para atender um número cada vez maior de pessoas e te ajudar no sucesso.
Alessandro Marlos é Engenheiro de T.I. e criador da GlobalEAD – Criação de Cursos online e Plataformas de Ensino a Distância
Diria que achar o público alvo é mais importante que desenvolver o produto! O que adianta uma pérola no fundo do mar?