Um problema comum dos sistemas de ensino a distância

Nesta semana acessei o sistema de ENSINO A DISTÂNCIA da Estácio, cuja tecnologia é da WebAula.  Fazia pouco mais de um ano que eu não acessava esta plataforma e percebi que certas coisas continuavam parecidas.  Pude perceber um grande número de cores (até que bem balanceada) e menus com muitas opções.  Eu não estava operando o computador diretamente mas percebi o usuário clicando em várias opções, pois havia mais de uma disciplina a ser cursada.  Havia de tudo: animações em flash (algo que é bem custoso) e alguns testes online.  Quando eu encontrei o logoff do sistema concluí que não tinha compreendido bem a coisa toda.

Em 1982, se não me falha a memória, entrei para o Colégio Pedro II para cursar a 5a série.  Eu era menino e via os muros do colégio como um arranha-céu.  Todos os alunos daquela série foram reunidos em enormes filas e haviam inspetores por todos os lados.  Uma inspetora gritava mais que as outras: era a Dona Marinete.  Ela orientava todo mundo, dizendo qual sala era pra entrar, que horas tinha que cantar o hino, a marcação de presença na caderneta, etc.  Todo mundo tinha medo da baixinha.

Em 1989 entrei para a faculdade de Engenharia. Era calouro e me senti jogado naquele prédio enorme cheio de anexos.  Ninguém sabia orientar coisa alguma e, se eu vacilasse, algum veterano, aos berros, ia me mandar pular do prédio.

Há coisa de 15 dias li o comentário de um aluno de curso presencial perguntando se EAD havia avançado em tecnologia. Compreendi que ele não era um aficionado em informática, talvez nunca tivesse feito um curso a distância.

Lembrei novamente do sistema da Estácio, que embora para alguns seja até fácil de operar, para os novatos em EAD pode parecer uma odisséia.  Para estes novatos e por vezes até no meu caso, o excesso de tecnologia e recursos de EAD sem métodos pedagógicos condizentes atropelam o usuário.

Que falta que faz uma Dona Marinete.

Começar com o pé direito em ensino a distância? Clique na imagem abaixo usando o cupom promocional BLOGEAD quando perguntado e receba 5% de bônus até em nosso
Plano Completo ( Plataforma de Ensino a distância, Loja virtual, site responsivo e mais de 100 cursos inclusos para vender pelo preço que quiser )!
Aguardamos você 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

1 thought on “Um problema comum dos sistemas de ensino a distância”

  1. Com o avanço da tecnologia o sistema EAD vem rompendo fronteiras, para isso temos que estar sempre atualizados, sabendo manuseá-lo corretamente para que ocorra um aprendizado consistente.

    Responder

Deixe uma resposta