Usuários novos na internet ou que têm seu primeiro site buscam seu endereço no Google e não o encontram. No momento que os usuários assinam qualquer de nossos planos de plataformas de EAD no próprio domínio é comum ministrarmos consultoria sobre a escolha e registro do domínio do cliente e esta é uma dúvida recorrente!
O Google pode demorar até mesmo algumas semanas para “encontrar” o seu site para indexá-lo em seu mecanismo de busca. Contudo há dicas para acelerar este processo!
Sobre o Google temos:
- Escolha do nome do Site
- Google Search Console
- Links Patrocinados
- Tempo de Registro
- Como registrar um Domínio?
Escolha do nome do Site
O nome de seu domínio é muito importante para seu negócio. Este nome precisa ser curto e conter “palavras chaves”, ou seja, palavras muito usadas para encontrar seus produtos. No caso de você vender uvas use esta palavra na escolha de seu domínio. Já pensou se seu negócio for de produtos esportivos do Clube do Flamengo e o nome de seu site for relacionado ao Vasco? Apesar de estranho já analisei deslizes como estes.
Outro erro comum é usar nomes em inglês, difíceis de digitar ou até muito longos. Nomes complexos de digitar remetem seus usuários a erros e podem até levar seus potenciais clientes para seus concorrentes.
Google Search Console
A ferramenta Google Search Console é muito legal. Além de gratuita é uma ferramenta que é usada para mapear todo o seu site. Usa de artifícios como sitemaps que apontam todas as páginas de seu website e até seus produtos (caso tenha uma loja virtual)
Links Patrocinados
A ferramenta do Google links patrocinados é um meio rápido de coagir o Google a “achar” o seu site rapidamente. Na prática não é necessário investir muito se o seu desejo é apenas o de forçar o Google a achar o seu negócio.
Tempo de Registro
Sem dúvida o Tempo ( a “idade do domínio” ) é um fator importantíssimo. Não há como fugir do tempo. Então é mais conveniente instalar sua plataforma LMS (learning management system) e loja virtual em um subdomínio de seu site preexistente (se você tem esta sorte). Seu site provavelmente já está indexado nos mecanismos não só do Google como de outros buscadores. Localizar seus produtos será obra mais fácil, ainda mais se você colocar um link para ele em seu site principal. Sempre recomendamos que o contratante de nossos serviços de sistema EAD usem deste artifício.
Como registrar um Domínio?
Para aqueles usuários que nunca tiveram um website ou mesmo nunca registraram um perceberão que esta tarefa é muito simples. É possível registrar um site no Brasil ou no exterior ao custo aproximado de R$ 40,00 ao ano. No Brasil há o Registro.br (Clique para realizar o registro) ou o E-dominios para registrar no exterior.
O procedimento é super simples. Basta clicar nos endereços acima escritos e realizar uma busca na internet procurando por um nome que seja interessante para seu negócio. Uma vez escolhido o nome e que ele esteja disponível basta clicar em REGISTRAR. Prefira sempre o pagamento via cartão de crédito por ser mais rápido o processo de registro. Após o processo de registro findo basta fornecer login e senha do RegistoBR ou do E-dominios para a GlobalEAD concluir o processo de instalação da plataforma EAD e o site.
Pronto para começar a ter seu próprio site, loja virtual e plataforma EAD para o seu negócio com um super teste grátis?
Hoje em dia ( e este comentário foi realizado em janeiro de 2022 ) posso dizer com bastante segurança que o Google vai alavancar bem majoritariamente grandes empresas com fortes aportes financeiros em marketing. Anos atrás esta realidade era outra.