Para que criar um CURSO ONLINE grátis?
Existem muitas estratégias para justificar a criação de um curso online gratuito. Dentre estas razões há as comerciais e as não lucrativas. Paradoxo a primeira vista, investir na criação de um curso gratuito é uma ótima iniciativa para atrair público para seu negócio.
Apresentar uma parte de seu conhecimento livre de custos é um método efetivo para demonstrar autoridade. Embora pareça simples, esta estratagema requer certos cuidados fundamentais.
Nunca perca seu foco ao criar um curso gratuito
O grande objetivo de se comercializar um curso gratuito nunca deve ser perdido. O target precisa ser conquistar a confiança do consumidor para venda de produtos, serviços ou mesmo ideias. Contudo, entregar conhecimento demais pode impedir que seu público pague pelo conteúdo mais denso que se deseja vender. Fornecer 100% do saber em algo gratuito vai ser o mesmo que entregar pérolas para serem pisoteadas. Nem todos os que receberem o seu conteúdo efetivamente estarão interessados no assunto. Por vezes apenas querem ver um passarinho cantar. É importante que detenha este público que recebeu seu conteúdo inicial para que a posteriori sua oferta seja colocada na mesa.
Já presenciei inúmeros casos de professores em palestras gratuitas que ofereceram demais e no fim de seu discurso esqueceram do ‘call to action“, ou seja, a “chamada para ação”. Neste “call to action” o professor deveria fazer a chamada para a compra do produto de interesse e não o fez. Quantas vezes já não vi um professor oferecer uma aula brilhante e ao final da apresentação não ter mais o que oferecer porque já entregou tudo? Eu mesmo já me flagrei fazendo isso!!
Precifique o custo para criar seu curso gratuito
Falha comum é não determinar corretamente o custo do curso gratuito. Alguém pode dizer: “o meu custo é zero porque eu mesmo é que vou fazer”. Engano profundo. Quem diz isso já está dizendo que o curso/produto “não vale nada”. A hora de seu trabalho precisa ser precificada ainda que seu bolso não tenha despendido um centavo. Quanto custa a sua hora de trabalho? Qual o valor de seu tempo longe da família ou fazendo o que gosta para trabalhar no produto-isca para seu negócio?
Outro detalhe importantíssimo é analisar o custo envolvido no marketing para apresentar seu produto ao mundo, mesmo ele sendo gratuito. Já perceberam que inúmeras empresas oferecem cursos gratuitos? Bradesco, Fundação Getúlio Vargas e muitas outras. Não devemos supor que estes cursos embora sem custos ao consumidor foram baratos.
Retorno Financeiro de um curso gratuito
Embora pareça uma antítese ou um paradoxo, o curso grátis precisa te oferecer retorno. Este retorno pode vir antes mesmo dos clientes comprarem seu verdadeiro produto! Quantas vezes recebi por uma consultoria e depois a disponibilizei no Youtube? Reparem que interessante: já havia conquistado o objetivo financeiro e depois o deixei gratuito. Por que fiz isso? Porque demandas altamente específicas não são de interesse do grande público mas na verdade o que demonstrei pelo vídeo do Youtube foi um sólido conhecimento. Na prática a mercadoria oferecida de maneira implícita era o meu conhecimento; a capacidade de solucionar temas profundos sobre determinados temas em EAD!
Projetos Sociais
A própria GlobalEAD lançou seu projeto social mais caro: o FormAÇÃO .Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Niterói e sua comissão OAB vai à Escola, a GlobalEAD desenvolveu aplicativos de celular, cursos gratuitos e a implementação da “cartilha digital” para toda rede pública e privada de Niterói/RJ. A cartilha digital foi produzida pela Dra. Alcilene, presidente da referida comissão.
Alguém poderia perguntar, qual é o interesse da GlobalEAD em investir tanto em um projeto flagrantemente sem fins lucrativos? Há vários pontos a ser considerados: o primeiro é o meu interesse pessoal no assunto. O segundo é a autoridade do domínio GlobalEAD.com.br junto aos mecanismos de busca.
Transparência
A falta de transparência é o grande câncer dos negócios digitais. Excesso de promessas e a “precificação inesperada” do produto dito gratuito geram crises de credibilidade que afetam todos os negócios online na atualidade.
O fato é que um produto gratuito precisa causar surpresa a quem o adquire. É preciso que este se sinta atraído por mais. É uma arte difícil !
Alessandro Marlos é Conteudista da GlobalEAD – Criação de conteúdo para EAD e Plataformas de Ensino a Distância
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Já presenciei muitas pessoas que entregaram todo o seu conteúdo num curso gratuito. Fica difícil porque não há o que vender depois! O correto é uma amostra grátis para provar seu potencial e não liberar todo seu conhecimento de uma vez.!