Cursos online & cursos presenciais. Qual é a solução para o aprendizado no país?

CURSOS ONLINE e Cursos presenciais. Qual o melhor?

A despeito da discussão entre cursos online e cursos presenciais, entendo que a qualidade do ensino no país independe do modelo de negócio ou da tecnologia. Seja o ensino a distância ou ensino presencial, a arte de aprender está relacionada à arte de querer aprender.

Cursos EADEste ano, obcecado pela ideia de aprofundar meus conhecimentos na língua inglesa, resolvi me matricular num curso presencial de inglês.  Contemplei um plano que incluiu frequentar um ano de curso e tudo foi planejado: proximidade da minha casa, compreensão do método de ensino, etc.

A parte mais fácil deste projeto foi pagar.  O difícil foi me convencer a frequentar as aulas. O mês de dezembro se passou e eu não fui a nenhuma aula. A instituição de ensino se limitou a me dar uma única ligação, por SMS, avisando da necessidade do meu comparecimento às aulas.

Já no mês de janeiro, resolvi frequentar o tal curso. Como eu já tenho alguma habilidade com inglês percebi tudo muito fácil.  Talvez a minha idade já não esteja ajudando muito ou talvez eu realmente tenha encontrado vários equívocos na instituição e estas coisas foram me desanimando. Contudo, a verdade é que depois de tantos anos trabalhando com computadores perdi a habilidade de escrever manualmente e, graças ao desafio do inglês, estava aproveitando para praticar a arte da escrita a mão livre. Fui continuando no tal curso por perceber que isto me agradava…

Infelizmente, apenas um mês depois de ter começado minha jornada no referido curso presencial tive um pequeno desentendimento com o coordenador.  Ao invés de ouvir dele palavras de incentivo, escutei seu descontentamento sobre meus comentários sobre o nível da turma.

Lembrei-me de um excelente curso online da FGV cujo mérito atribuo ao tutor, a despeito dos poucos recursos de EAD utilizados naquele momento.

Entendo agora que o caminho para o bom aprendizado no país está longe do modelo de negócio, seja presencial ou à distância.  A tecnologia, por sua vez, é apenas mais um adereço; um plus para arrebanhar uma faixa maior de seguidores.  O caminho para o sucesso do ensino do nosso país chama-se “estímulo”.  Nesta premissa simples bastaria uma palavra de fúria, uma sacudida na alma e todos os nossos problemas teriam solução graças a determinação das nossas mentes.

Começar com o pé direito em ensino a distância e na criação de seu curso online? Clique na imagem abaixo usando o cupom promocional BLOGEAD quando perguntado e receba 5% de bônus em qualquer plano! Aguardamos você 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

Deixe uma resposta