Certa vez tentei me empenhar numa ação agressiva de vendas pela Web. Elaborei estratégias através de estudos de comportamento dos usuários, mas o resultado me deixou insatisfeito, a princípio. Tentei vender de tudo.
Resolvi analisar meus concorrentes em seus detalhes. O que eles queriam? Vaidade ou dinheiro? Eu procurava respostas.
Li e reli o conteúdo de diversos blogs sobretudo de ensino a distância. Percebi que quando uma notícia nova era divulgada normalmente se tratava de um estudo com mais de um ano de defasagem. A mesma “novidade” era replicada várias vezes. Conteúdo genuíno ou denso era algo difícil de encontrar.
Resolvi indagar os blogueiros. Uns diziam que tinha milhares de acessos por dia. Outros, mais espertos, me ignoravam. Contudo, os fatos falam por si: pelo fruto se conhece a árvore. Blog sem comentário e milhares de acessos? Um dos meus blogs tem 30.000 acessos por mês, porém poucos comentários. Isso era uma falha minha.
Usei então estratégias mais “sujas”, pouco cordiais na Web: comandos.
Nada parecia dar certo. Fui ficando cansado.
Então contratei uma pessoa e por três meses bombardeei a Web brasileira. Analisei o número de acessos de meus sites. Compreendi perfeitamente que havia vários conceitos e diferenças. Uma coisa era o número de acessos e a outra o retorno do investimento. Quantidade e qualidade.
Comecei a perceber que estava entendendo do negócio, porém já não estava cansado. Estava furioso.
Desisti de um dos projetos de vendas: o meu fôlego financeiro mandou embora o homem que contratei.
Meses se passaram.
Um belo dia, sem querer, percebi que o número de acessos de um de meus sites havia dobrado sem que houvesse alteração no investimento. Observei que havia uma relação com o conteúdo publicado e o interesse pelos meus produtos.
Curioso, fui procurar saber o que aconteceu com o projeto abandonado no início, quando eu sabia muito pouco. Neste momento veio a minha surpresa: o meu site estava em primeiro lugar no Google.
Eu havia desprezado dois fatores importantes: paciência e o tempo.
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