Consultoria para montagem e construção de estúdios para PodCast e Cursos online
A construção e a montagem de um estúdio não começa pela lista de equipamentos, como alguns podem pensar. O foco do estúdio é o primeiro ponto a ser observado. Em outras palavras, é preciso identificar se o objetivo é um podCast, gravação de cursos online ou, inclusive, realizar transmissões ao vivo.
O primeiro spoiler que apresento é que PodCast exige muito mais profissionais, equipamentos, espaço e recursos.
Premissa 1: objetivo/tipo do estúdio
Estúdios para cursos online são menos exigentes que os de PodCast . Plausível observação pois para o primeiro tipo, com apenas três metros quadrados tudo está resolvido no quesito espaço. A distância do professor para a câmera pode, em situações extremas, ser de apenas um metro.
Agora, se estamos falando de um estúdio profissional precisamos considerar o aquário (lugar onde o editor fica isolado do professor por um vidro com isolamento acústico), ilha de edição, softwares de edição e outros itens como iluminação e isolamento acústico.
Fato pouco comentado é a parametrização da equipe. Um bom editor pode se sentir confortável com o Adobe Premier (que atualmente tem preço excelente no mercado). Sendo um editor iniciante convém contar com Camtasia e MovAvi.
Então, já temos outra premissa para seu estúdio: equipe.
Premissa 2: parametrizar sua equipe de trabalho
A expertise de quem vai operar os equipamentos, editar seus vídeos vai nortear principalmente os softwares e hardware que seu estúdio vai utilizar.
Premissa 3: a consultoria necessária para construir e montar seu estúdio
Contratar uma consultoria para montar seu estúdio é, paradoxalmente, o meio mais fácil de economizar. Um estúdio pode custar entre 4 a 6 dígitos. Assim, adquirir uma consultoria não é um gasto mas uma economia, um investimento.
A consultoria precisa ser capaz de abranger todas as fases que seu negócio precisa e quer atingir. Estamos falando até mesmo de projeto arquitetônico, plantas 2D ou 3D, isolamento acústico, iluminação, estudo de janelas e a colorimetria do ambiente. Cores quentes ou frias podem ser usadas dependendo de seu público alvo e o tema de seu conteúdo.
Neste quesito indico a GlobalEAD. Com mais de uma década de vantagem sobre seus concorrentes, a GlobalEAD oferece basicamente três planos de consultoria que vão desde o básico (com entrevista e consultoria de uma hora de duração) até projetos arquitetônicos elaborados de acordo com o orçamento do contratante.
Contratar uma equipe especializada e cônscia de seu orçamento é o princípio de um bom negócio para obter o mesmo custo x benefício.
Premissa 04: análise do espaço físico
Estudar o tamanho do espaço físico de seu estúdio é fundamental. É quase impossível fazer um PodCast com espaço físico que não comporte pelo menos duas pessoas conversando (embora eu tenha que confessar que já vi um PodCast simplesmente minúsculo).
A evolução dos estúdios de PodCast sugerem um mínimo de espaço para quatro pessoas. Não se engane: o público gosta de luxo. O que estou para dizer pouca gente fala explicitamente: canais que mostram casas luxuosas, roupas extravagantes e sinais de riqueza tentem a crescer mais rápido do que os mais simples.
Embora PodCast, a princípio, utilize apenas som, este conceito evoluiu. Vários PodCasts atualmente são transmitidos ao vivo principalmente pelo Youtube. Até rádios migraram para transmissões ao vivo pelo Youtube. Os mais saudosos, os que tem mais de 50 anos como eu, nos acostumamos a apenas imaginar como seria o rosto dos radialistas. De repente… tudo mudou.
Senso possível, cogite um projeto arquitetônico para seu estúdio. O estudo de cores, dimensão, espaço e disposição da mesa bem centrada pode ser a diferença entre seu sucesso e o ostracismo. Cogite, estando nas suas posses, móveis planejados. Os nossos arquitetos estarão prontos para as melhores sugestões para você.
Premissa 05: iluminação e isolamento acústico
A iluminação de seu estúdio precisa ter um tom profissional. Particularmente fico triste quando analiso uma gravação com “iluminação Darth Vader”. Ou seja, quando parte do rosto do interlocutor está escuro. O Ambiente “quente demais” ( muito amarelo sem necessidade ) até me afasta.
Então, atente para estes detalhes! A iluminação por softbox é fundamental por ser menos dura mas esta explicação é pueril. A iluminação precisa mudar se está gravando de dia, de noite ou com luz natural. Confesso que a gravação natural me fascina: é barata e agradabilíssima. Consulte um profissional.
Outro ponto não menos importante é o isolamento acústico. Embora existam softwares que fazem redução de ruído com inteligência artificial, o exagero destas artimanhas podem fazer sua voz parecer robotizada. Considere o tapete, as paredes e o teto com um simples teste de eco. Em outras palavras, fale em voz alta no seu ambiente e estude se há eco.
Analise se há janelas no seu ambiente de gravação, cortinas e estude o impacto do som externo enquanto fizer seu teste de eco. Normalmente placas de isolamento acústico, lã de vidro, carpetes e cortinas fazem um bom serviço, porém janelas sem tratamento podem atrapalhar seus planos de um som adequado!
Falando em isolamento acústico, recordo que dentre todos os trabalhos que a GlobalEAD fez, o mais desafiador foi o do Corpo de Bombeiros RJ. O quartel precisava realizar treinamentos online de seus oficiais para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016 e o som das sirenes era enlouquecedor!
Recente, em outubro de 2024, construímos outro estúdio no Centro do RJ, bem próximo a uma área costumeira de manifestações: a Candelária. Em ambos os projetos a saída encontrada foi a mesma: isolamento acústico especial nas janelas. Somente empresas especializadas conseguem reduzir som externo, não se engane 🙂
Premissa 05: lista de equipamentos
É na lista de equipamentos que reside o investimento maior da maioria dos estúdios.
A grande verdade é que existe grande variação entre os tipos de hardware para gravação.
Iniciando nossa conversa podemos frisar a diferença entre câmeras e filmadoras. Filmadoras são equipamentos mais robustos e foram produzidos para gravações longas (acima de uma hora). Câmeras fotográficas foram produzidas com foco em “produzir fotos”, embora também possam gravar.
A diferença entre “câmera” e “filmadora” é apenas o início desta conversa de lista de equipamentos.
Ainda temos nesta conversa a ilha de edição, softwares, placas de captura, microfones, suportes, suportes, chroma Key e muito mais.
É neste momento que uma consultoria faz toda a diferença. A relação custo x benefício estará intimamente ligada ao seu orçamento. Particularmente sou totalmente contrário a exageros. Decorar o seu ambiente para encantar seu expectador é bem mais proveitoso do que investir milhares de reais em um equipamento que talvez não seja usado em nem 50% de sua capacidade!
Premissa 06: escalabilidade e plataformas de divulgação
Pergunte ao seu consultor formas de escalabilidade de seu estúdio. Ou seja, que tipos de negócio seu estúdio pode desenvolver ou se transformar em caso de sucesso? Eu costumo chamar isso de “adequação ao humor do futuro”.
Seu negócio precisa ser versátil ao ponto de atender ao humor e necessidades futuras do mercado.
Como todo empresário, tente pensar em seu futuro. Pelo menos seis meses depois que seu estúdio estiver pronto. Projetos de três, seis meses, um ano ou até mais são fundamentais para seu sucesso.
Estude também que canais de divulgação serão usados para expor seu trabalho. Analise potenciais métodos de monetização como aluguel de seu espaço com ou sem sua equipe envolvida!
Ficou empolgado em economizar e produzir o melhor estúdio do mercado?
Fale conosco pelo WhatsApp (21) 97950-4748 ou acesse nosso site agora mesmo GlobalEAD!
Estaremos prontos para fazer de seu negócio um sucesso!!
Alessandro Marlos é engenheiro, escritor deste blog e de vários outros!