Consultoria em Estúdio

Você já deve ter visto vários tipos de ESTÚDIO na Internet. Contudo já viu um ESTÚDIO PROFISSIONAL?

Como é um estúdio profissional

Estrutura Física, equipamentos e equipe

Estúdios profissionais são divididos em duas partes. Em uma delas fica o professor e sua câmera, local este também chamado de “aquário“. Na outra parte do estúdio, separada por um vidro duplo que isola o som entre estes dois ambientes, há a área do editor. O vidro duplo é usado como meio de comunicação visual entre o editor e o professor. A sala do professor precisa ser completamente isolada acusticamente, normalmente por lã de vidro. Já encontrei estúdios profissionais bem isolados até por caixas de ovo cobertos por um feltro isolante.

O aquário

O “aquário” possui uma porta de conexão com outros ambientes, porta esta usada para entrada e saída do professor. Uma lâmpada vermelha situada sobre esta porta indica se está ocorrendo uma gravação no momento, impedindo que pessoas desavisadas acessem o espaço enquanto uma gravação estiver ocorrendo.Consultoria em Estúdio

TV de LED e Lousa Digital (E-beam)

Ainda no espaço do estúdio reservado ao professor encontramos equipamentos complementares, como um monitor e o e-beam. O monitor é muito usado para exposição do conteúdo e pode ser até uma TV de LED de 50 polegadas (o tamanho deste equipamento pode variar). A TV precisa ser de LED ou superior para evitar reflexos da iluminação, que é muito forte em qualquer estúdio profissional. Presa à TV há o famoso e-beam. O e-beam é um instrumento acoplado à TV e interligado ao computador do operador. O Professor consegue interagir diretamente com seu conteúdo. Este dispositivo também é chamado de lousa digital.

Não podemos deixar de considerar a iluminação neste aquário. Luminárias precisam ficar posicionadas em diversas posições e temperaturas diferentes, sempre provendo o efeito desejado dependendo do assunto.

Iluminações mais “diretas” e “focadas” dão o tom mais íntimo e até mais fúnebre. Repare no vídeo abaixo:

Finalmente, podemos focar no ambiente do operador. O operador de um estúdio profissional tem controle total da gravação e tem visada direta com o professor. Ambos precisam ter sinergia pois parte da edição é feita concomitante com a gravação, acelerando o processo de produção do vídeo.

É comum que o editor seja responsável pela ilha de edição, colocação do microfone de lapela no professor, ajuste de foco da câmera e filmagem.

Equipe de um estúdio

A equipe de um estúdio profissional pode contar com vários personagens como o foquista, engenheiro de som, operador de câmera e editor. É comum que uma única pessoa assuma todas estas atividades, dependendo do projeto e seu orçamento.

Todas estas especificações são de um estúdio focado em gravações para Web. Há ainda outros tipos de estúdio com focos diferentes, embora não abordados aqui.

Caso tenha necessidade, a GlobalEAD dispõe de ótima consultoria em estúdios totalmente disponível através deste link: https://www.globalead.com.br/montagem-estudio

Dúvidas são sempre bem vindas e esperamos estar aptos a ajudar 🙂

Alessandro Marlos – GlobalEAD CEO

Plataforma EAD - Teste Grátis

1 thought on “Consultoria em Estúdio”

Deixe uma resposta