Como fazer um vídeo?
Responda três perguntas antes de Fazer um vídeo para um curso online, divulgação de marca ou entretenimento simples: quem vai consumir o vídeo, para quê servirá o vídeo e quando vai publicá-lo! Os melhores Youtubers do Brasil publicam três ou quatro vídeos por semana e sempre no mesmo horário. Os canais têm um público alvo específico e muitas vezes servem para monetizar o proprietário. Repare que a trinca foi respondida…
Então, delineados seus objetivos, vamos para o passo a passo.
Passo a Passo para fazer seu vídeo
1 – Roteiro
O papel veio antes do vídeo! Redigir o que se vai dizer é fundamental. Colar as placas é normal, não se preocupe. A curva de aprendizado vai cobrar o seu preço de qualquer maneira, porém, se souber bem o assunto, as chances de um ótimo vídeo aumentam muito.
Anotar o texto antes de falar fará o conteúdo ter mais sentido. A ordem dos assuntos virá naturalmente embora Stand Up possa não ser seu forte. Então, como se lembrar de tudo diante da inexpressiva e ameaçadora câmera? Mapas Mentais. São seus assuntos anotados por tópicos e cores distintas. Particularmente, colo o mapa mental diante da câmera, onde posso percorrer com os olhos por cada tópico sempre que necessário.
2 – Treino
Pulmão a todo vapor, vergonha evaporada e … câmera desligada. A propósito, não vamos citar os tipos de câmera. Qualquer celular hoje faz um trabalho profissional.
Luz, câmera e mico. Errar faz parte do sucesso e também do fracasso. Logo, é impossível escapar!
3 – A gravação
Macetes: busque luz natural e fique próximo da câmera (evitará equipamentos extras). Escolha um lugar silencioso (evitará isolamento acústico) e um parceiro para camera man ( ou woman )!
Certa vez, por algum motivo, me meti numa reportagem do Roberto Kovalick. Primeira experiência com a câmera. Lembro que o Sol era extraordinário mas o repórter sempre dizia: “vamos fazer de novo”. Ideia nenhuma fazia eu do motivo, mas dei o braço a torcer quando vi o trabalho final. Parecia genuíno, ao vivo. Assim será o seu trabalho. Você jogará fora noventa por cento dele e o lixo será a âncora da ponta visível do iceberg. Sem o que você desprezar nunca será alguma coisa; nada seu vai emergir.
4 – A edição
A edição pode ser um problema. Caso o talento e o tempo de aprendizagem sejam seus amigos, considere os softwares: iMovie (exclusivo para MAC, fácil de aprender e grátis), Camtasia (bom preço e facilidade de uso) e Adobe Premier (mais usado por profissionais e excelentes resultados). Outra vez a curva de aprendizagem ditará os rumos do serviço. Adobe Premier é o mais famoso e difícil dos sortwares e edição.
Os meus primeiros vídeos foram dificílimos. Eu não sabia realizar cortes. Errar era a senha para repetição de todo conteúdo. Faltou raciocínio… Investir tempo no aprendizado no software evitaria jogar tempo no lixo. Que iceberg cansativo!
Casos Práticos de uso dos Vídeos
Youtube
O Youtube paga por vídeos com alta taxa de retenção, publicações regulares e interações.
Os três focos dos Youtubers
1 – Vídeos com Alta taxa de Retenção
Um Vídeo com alta taxa de Retenção é quando este consegue prender a atenção do espectador até o finalzinho do vídeo. Entretanto, o espectador começa a perder o foco a partir do terceiro minuto do vídeo. Boa razão para nossos valorosos Youtubers realizarem vídeos de em média 5 minutos. Bom conteúdo não é suficiente para êxito nesta tarefa. Punch lines e criatividade na edição são as armas mais usadas.
2 e 3) Publicações Regulares e Interações
Catequizar o público e acostumá-lo ao mesmo horário de lançamento de vídeo novo fideliza o público. Interações (curtidas e comentários) são vitais. “Falem mal, mas falem de mim”. Interessante informar que curtidas “negativas” são bem-vindas. O segredo da humanidade está no banho de nutela e violência ou, como os antigos diziam: pão e circo. O bizarro sempre estará no top trends.
Fique esperto: o Youtube pode te proporcionar bem mais do que supõe mesmo que ele não te monetize…
Cursos On Line
Cursos online têm o vídeo como seu objeto educacional principal. Um vídeo nunca substituirá a densidade e a beleza de um bom texto, mas consegue transmitir emoção e conteúdo de forma rápida. É impossível rasgar a necessidade do papel em um aula de álgebra, mas é um ótimo quebra galho ver um professor resolver aquela equação impossível. Aprendizado passa por repetição e prática. O vídeo expõe ideias e valores. Impossível descartar seu valor.
Banda Larga e tecnologia fizeram do vídeo o melhor método de ensino a distância no Brasil.
Vê-se claramente que há algo errado com o vídeo em nosso país. Ou com os professores.
Alessandro Marlos é Engenheiro e produtor de conteúdo da GlobalEAD – Plataformas de Ensino a Distância e Produção de conteúdo EAD.
Gostaria de ter um curso exclusivo ou um vídeo ilustrativo de seu negócio? Venha conferir nossos cursos prontos e nosso trabalho 🙂
É muito prazeroso fazer vídeos. O primeiro passo é sempre o mesmo: colocar as ideias no papel. O segundo é perder o medo da câmera.!