Estratégias e métodos para CRIAR seu negócio
Talvez a expressão montar um negócio seja muito audaciosa. Antes do Facebook havia o Orkut e antes destes havia os Fóruns e outras comunidades virtuais. O termo mais adequado seria: “o que posso melhorar dentro o que já existe”?
Tomemos por base os grandes. Mark Zuckerberg era um excelente programador antes do Facebook se tornar realidade. Somente a partir de uma habilidade específica é que surgiu este bilionário negócio. É claro que a combinação de “preparação” com “oportunidade” é indispensável pois foi necessário que ricos empresários o enxergassem. Deixemos a polêmica que sucede esta história de lado. O importante é o “início” desta história de sucesso: Mark estava “preparado”. Ele detinha grande conhecimento e começou a trabalhar em um projeto. Após observar por horas o mercado e a sociedade a “sorte” brilhou.
Então lembremos: “sorte” é quando “preparação” encontra com “oportunidade”, bem já diziam os mestres do PNL (Programação Neurolinguística).
Se o seu interesse é um novo negócio, primeiro precisa estar preparado. Conhecimento é fundamental. Outro pilar do sucesso é ter um produto. É através do seu conhecimento que virá seu produto. E do consumo deste produto por outros indivíduos ou corporações virá o sucesso. Sem dúvida que se ninguém gostar de seu produto o sucesso não pode vir, em regra. Provavelmente o mais difícil é fazer com que o público conheça o seu produto para só depois aferir sua qualidade. Então podemos dizer que para você ter sucesso o conjunto de fatores é muito grande: conhecimento, produto, público e aceitação.
Todos os fatores para criar um negócio passam por um caminho indispensável: conhecimento. Antes que você diga: “tenho um negócio único!” sugiro que admire as palavras de Michael Porter. Este professor é mestre em estratégias de competitividade entre empresas. O seu grande mérito foi escrever sobre métodos para fazer as pessoas se enxergarem a partir dos próprios concorrentes. Em outras palavras o diretor da Pepsi Co nunca poderia dizer que tem o melhor refrigerante do mundo. Simplesmente porque existe a CocaCola. Evite dizer que tem ou terá um “negócio único”. Diga: “tenho um negócio e não conheço quem tem algo parecido“. Esforce-se para implementar seu “negócio único” antes que passe a conhecer muitos outros parecidos com o seu.
Conheça o negócio que deseja implantar e estude. Faça cursos. Analise a concorrência e a sociedade. Leia opiniões ainda que contrárias à sua. Procure aliados e uma equipe. Sozinho é muito difícil. Procure um parceiro que já tenha te apoiado quando você caiu. Reconheça nele qualidades indispensáveis que te completem.
Se deseja uma indicação de negócio perfeito para você, infelizmente talvez não posso te ajudar. Isto porque o negócio “perfeito” para você já está escrito dentro de você. Cabe somente a você trilhar. A minha empresa GlobalEAD tem um modelo de negócio para empreendedores. Trata-se de uma escola virtual. É basicamente um sistema de ensino a distância com mais de 50 cursos prontos instalados em seu domínio. O sistema é instalado em apenas 24h após a contratação e poderá vender cada curso pelo preço que quiser. No entanto não tenho poder para dizer que este é o melhor negócio para sua vida.
Zuckerberg era um brilhante programador quando nasceu o Facebook. Com o sucesso muitos duvidaram de sua idoneidade e caráter. Muitas ações judiciais aconteceram e ainda que atualmente ele seja conhecido como uma pessoa altruísta. Talvez seu sucesso, o sucesso que está escrito para você, seja ter uma fortuna igual a dele (algo em torno de 56 bilhões de dólares) ou talvez seja viver em paz e nada mais. Ambas as alternativas podem ser consideradas sucesso.
Seu objetivo precisa ser o de ter sucesso com o mínimo de manchas possível.
Boa sorte 🙂
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Fica o registro da imagem deste post: “Ninguém solta a mão de ninguém”