Criando um CURSO ONLINE da concepção à Comercialização
O primeiro passo para se criar um curso online é o conhecimento do conteúdo a ser transferido. É claro que você pode criar um curso na esperança de aprender mais sobre o assunto, sendo esta uma boa estratégia para este fim, sem dúvida.
É preciso traçar algumas estratégias para esta tarefa, o que veremos a seguir.
Eis o que você verá neste artigo:
- Objetos Educacionais para criar seu curso online (apostilas, e-books, conteúdo HTML, vídeos, animações e games);
- Simulados On Line;
- Emissão de Certificados;
- Interações Alunos X Tutores;
- Parte Comercial (formulação de preços, escolha do método de pagamento e legalização do negócio);
- A escolha da Plataforma EAD;
- Montagem de uma Escola Virtual com cursos online JÁ inclusos na plataforma EAD (novo)
Objetos Educacionais
Uma vez que detém o conhecimento do curso precisa escolher os meios para transferir seu conhecimento. No mundo online há vários processos, os quais elenco os mais comuns: apostilas, conteúdo HTML, vídeos, animações, games, tutoria e simulados online.
Talvez você se pergunte qual são as diferenças entre os diversos objetos educacionais e quais deve utilizar. Compartilho uma experiência minha. Há alguns anos atrás fui contratado para produzir um curso intitulado “21 Técnicas de Vendas“. O professor era um renomado na matéria e ofereceu o material didático. Recordo que o professor comentou algo que me marcou: “os alunos deste segmento não leem. Eles não gostam de ler. Por isso quero fazer este curso usando animações“. A minha missão era simples: criar animações através da densa apostila criada pelo professor, na tentativa de facilitar para o aluno a absorção do conteúdo. Foi quando me despertou para o que seria óbvio:
cada público alvo requer um objeto educacional diferente!
Apostilas e E-books como material Didático para cursos online
Apostilas são métodos de ensino que te permitem transferir conteúdo mais denso, mais detalhado. O tipo de letra precisa ser o mais agradável possível para seu aluno, assim como o tamanho e o espaçamento entre os parágrafos. Para que seu conteúdo seja o mais agradável possível insira bastante imagens, o que quebra a monotonia proferida por este material didático.
As apostilas também são chamadas de e-books. Este conceito ficou famoso por ser um meio muito utilizado em marketing digital como iscas digitais. Os e-books normalmente vêm no formato PDF pois podem ser abertos por praticamente qualquer computador graças a empresas como Adobe que universalizou este formato. É impossível coibir o download de um PDF, embora seja possível no momento de produzir este material inserir uma senha, dificultando a pirataria. Nenhuma plataforma de ensino a distância protege um e-book no formato de PDF de ser baixado. O máximo possível é a criação de uma senha no momento da produção deste arquivo. Ainda que seu sistema de ensino a distância coíba pessoas não autorizadas de acessar seu conteúdo, seus alunos poderão fazer download de suas apostilas se estas estiverem no formato PDF.
Nem tudo está perdido se desejar impedir o download de suas apostilas. Os e-books podem ainda vir no formato de e-PUB, o que é uma excelente forma de coibir o download do conteúdo. Na verdade o e-PUB necessita de um dispositivo de leitura compatível com o dispositivo usado para produtor o conteúdo. Diferente do PDF que é um formato universal, o conteúdo produzido para e-PUB depende do dispositivo de leitura. Se o aluno não tiver o mesmo dispositivo que o professor simplesmente não poderá ler o documento. Empresas com a Saraiva usam este recurso.
Um pouco mais a fundo sobre apostilas há neste post escrito em agosto de 2019.
Outro processo interessante para coibir a pirataria é produzir seu curso em “Conteúdo HTML”.
Conteúdo HTML
O conteúdo HTML é a evolução das apostilas e e-books. São ótimos métodos para transmitir conhecimento pois permitem mesclar textos, áudios, animações e até vídeos!
Reparem no exemplo abaixo de conteúdo produzido por Articulate . O Articulate é um software de Autoria ( software que te ajuda a produzir conteúdo) muito popular, contudo não gratuito.
O conteúdo HTML depende de navegadores atualizados, pois quase todos usam código HTML5 (códigos HTMLs mais modernos) e permitem a produção de incríveis conteúdos, mesmo que o professor não conheça nada de programação. Isto significa que seu aluno pode ter um sistema operacional diverso como Windows, Linux ou iMac que poderá consumir seu curso sem nenhum problema, desde que tenha um navegador atualizado (algo como Firefox ou Google Chrome). Apesar de praticamente qualquer plataforma de ensino a distância permitir criar conteúdo HTML de forma nativa não recomendo esta prática. Será sempre melhor utilizar um software mais poderoso para criar seu conteúdo para só depois exportá-lo para sua plataforma de EAD.
Produções profissionais podem ser obtidas usando softwares simples e por vezes gratuitos. Estes softwares são mais conhecidos pelo mercado como “Ferramentas de Autoria” (ou Softwares de Autoria). Existem inúmeras Ferramentas de Autoria no mercado e a que indico é a “Ferramenta de Autoria Sway”.
A ferramenta de Autoria Sway permite mesclar outros softwares como SlideShare, Issuu, animações e muito mais.
Veja exemplos de conteúdo de cursos online usando ferramentas de autoria diferentes:
Praticamente qualquer um consegue produzir Conteúdo HTML mesmo não sendo um expert, graças a infinidade de softwares e a facilidade de uso dos mesmos! Quem ganha, sem dúvida, é o aluno.
Vídeos
Compreenda que seu público alvo precisa estar envolvido no processo de escolha de seus objetos educacionais. Aspectos como a fisiologia de aprendizado de seus alunos e a capacidade técnica de seus equipamentos afetam na forma com que seu curso online será apreciado.
Pode acontecer de seu curso ser mal avaliado simplesmente porque seu aluno não tem tecnologia para usufruir de seus objetos educacionais. Outra razão para a má avaliação de seu curso pode ser a fisiologia do aluno. Em outras palavras, fisiologia é a descrição do método de funcionamento de um ser humano. Há pessoas que aprendem melhor por escrito. Outras conseguem absorver melhor através de métodos presenciais e outros por analogias de imagens e sons. Se, por exemplo, seu público alvo é de crianças, terá de evitar textos longos e vocabulário rebuscado. Prefira imagens e cores fortes. Vídeos são usados quando a imagem, o som e a entonação do instrutor são fundamentais para transmitir uma mensagem, um conhecimento.
Tenha sempre em mente a seguinte porcentagem em uma conversa: 7% do conhecimento é passado por palavras; 38% pelo tom de voz e 55% pela fisiologia do interlocutor. Isto significa o aluno pode aprender mais por gestos feito pelo professor do que pelas palavras proferidas por ele. Vídeos são excelentes métodos de transmissão de conhecimento pois agrega palavras, sons, gestos, entonação de voz, etc.
Outro ponto decisivo na escolha do vídeo com objeto educacional para seus alunos é a qualidade do vídeo.Vídeos muito pesados podem não ser bem consumidos por seus alunos. Vídeo está intimamente ligado à banda de internet do aluno! Justamente por isso é que os vídeos são compactados após serem produzidos.
Uma vez que gravou seu vídeo conseguirá um produto final de tamanho gigantesco (um vídeo de 30 minutos pode chegar a mais de 1Gb). Este vídeo precisará ser convertido para o formato MP4 (padrão sugerido) e normalmente compactado no padrão H.264 (trata-se de um padrão internacional de compactação de vídeos para Web).
Uma vez que já possui o vídeo necessitará de um servidor de vídeo (computadores especiais que armazenam e distribuem o vídeo para os alunos). É o servidor de vídeo que transmite o vídeo.
Seus vídeos precisam de servidores de vídeo para serem executados e efetivamente usufruídos por seus alunos. Não é possível que um vídeo esteja no seu computador e ao mesmo tempo ser consumido por seus alunos. Já pensou se fosse assim? Seu computador precisaria estar ligado o tempo todo para que seus alunos pudessem assistir seu curso!
Há diferentes servidores de vídeo e os mais famosos ( Vimeo e Youtube ) praticamente todas as plataformas de ensino a distância os reconhecem. Há ainda plataformas de ensino a distância que têm servidores de vídeo embutidos e te permitem subir seus vídeos diretamente para elas. Um bom exemplo é a plataforma EAD GlobalEAD. Além de aplicativo para celular, há o Plano Completo: uma verdadeira escola virtual com mais de 100 cursos inclusos para venda pelo preço que o contratante desejar. Curioso, né? Fale conosco aqui pelo WhatsApp sem compromisso 🙂
Cursos em Vídeos precisam levar em consideração diversos fatores, além dos já elencados aqui (“peso” do vídeo e padrão de compactação). Segundo os designers instrucionais, a partir do terceiro minuto de vídeo, o aluno começa a perder o devido interesse. É uma informação valiosa e por isso mesmo é que os vídeo são editados de forma a não terem mais de 15 minutos de duração. Cortar o vídeo em partes e o curso em módulos é uma estratégia para prender a atenção do aluno.
Exemplo de vídeo
Vídeos são instrumentos de ensino muito interessantes e serão vistos mais profundamente em outro momento!
Animações
Animações podem vir em diversos formatos, inclusive como conteúdo HTML (estudado neste artigo). São interessantíssimos meios de aprendizagem e mais usados quando o conhecimento a ser transferido é pontual.
Há inúmeros softwares que produzem animações, como o Pixton, GoAnimate e PowToon. Particularmente uso muito o GoAnimate e já vi muitas empresas cobrarem R$ 1.400,00 por uma simples animação de 45 segundos. Ótima oportunidade de negócio mesmo para quem não tem grande conhecimento de desenho gráfico e quer um trabalho digno. Basta um pouco de criatividade e paciência que qualquer um consegue produzir material de excelente qualidade!
Exemplo de Animação feita no GoAnimate
Games
Gamificação é um termo que chegou a virar febre na internet. Trata-se de um mecanismo que ao mesmo tempo permite transmitir conhecimento e avaliar o aluno. Partes do conteúdo só são transmitidos mediante testes interativos. Tais testes podem ser através de quiz ou exercícios de múltipla escolha.
O custo de produção de um game na qualidade profissional ainda é muito alto. Há empresas que chegam a cobrar R$ 300,00 por segundo de um filme.
Simulados online
Simulados online são estratégias para aferir o conhecimento dos alunos. Normalmente aplicados ao final de um módulo ou no encerramento do curso, são usados para graduar o aluno e aplicar uma NOTA para aferir seu desempenho.
Há uma infinidade de simulados. Este é um recurso comum nas plataformas de ensino a distância.
Os simulados têm diversas estratégias. Permitindo ao tutor cadastrar uma infinidade de perguntas, muitos sistemas de ensino a distância armazenam o tempo de conclusão do simulado, assim como a data e a hora da realização do teste. Se o aluno fracassar no teste, não obtendo a nota mínima exigida pelo curso, o sistema pode embaralhar as perguntas e ofertar novas para o aluno.
Emissão de Certificados
Qualquer curso online, validado pelo MEC ou não, pode fazer jus a um certificado. Um conceito pouco compreendido por muitos é que o que dá peso a um certificado é a instituição emissora e não exatamente o seu conteúdo. Paradoxal, mas é mais fácil encontrar quem compre um curso ofertado por uma instituição de grande peso do que quem compre um conteúdo melhor porém vendido por uma instituição menor.
Uma vez que o certificado tem a ver a com a instituição que o emite, tenha em mente que tal instituição não precisa ser chancelada pelo MEC ou qualquer secretaria de educação desde que seus cursos sejam denominados cursos livres. Isto porque há a Lei que versa sobre os Cursos Livres: Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Versam sobre os cursos livres ainda o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º e art.11) de 7 de outubro de 1999. Na prática qualquer um pode ministrar um curso online desde que não o qualifique como técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação a não quer que tenham o devido amparo legal.
Praticamente todos os sistemas de EAD do mercado oferecem emissão automática de certificado. Neste estão inclusos um código de proteção que pode validar o certificado no site da instituição emissora, o nome do aluno e seu desempenho. Isto evita fraudes.
Pulo do gato: uma vez que muitos consumidores dão mais valor ao certificado do que o conteúdo do curso em si, há várias estratégias para dar mais peso aos seus cursos! Uma delas é tentar chancelar seu produto junto a uma universidade de renome. Embora mais complexo, esta alternativa é muito boa para o marketing. Esta estratégia exige um forte NetWorking e isto não é fácil. Outra estratégia excelente é filiar sua instituição na ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância). Trata-se de uma associação com quase 10 anos de existência e muito conhecida pelo mercado online! Há um investimento anual e dependendo do plano escolhido poderá inserir a logo da ABED em seus certificados!
Interação Alunos x Tutores
Uma vez que já produziu seu curso online, seu próximo passo é planejar os métodos de interação com seus alunos.
Basicamente há dois processos de interação: interação síncrona e interação assíncrona.
Interação Síncrona
No processo de interação síncrona seu tutor e seu aluno estarão simultaneamente online, compartilhando informações no mesmo espaço virtual. Trata-se de webconferências e chats ao vivo.
Interação Assíncrona
No processo de interação assíncrona seu tutor e seu aluno dividem o mesmo espaço virtual mas não simultaneamente. São os sistemas de tira-dúvidas e os fóruns
Os fóruns são instrumentos que permitem que grupos de alunos interajam entre si e com o Tutor. Neste tipo de interação, apesar de mensagens privadas serem permitidas, a dúvida de um aluno pode ser a dúvida de todos e por isso é um método de interação muito usado. É um método que permite discussão e debate, visando agregar conteúdo para a formação do coletivo.
Os sistemas de tira-dúvidas são mecanismos 1:1 . Ou seja, um método de interação entre um aluno e seu tutor. Dúvidas mais profundas e pontuais são usadas neste método de interação.
Tenha sempre em mente que cursos que têm métodos de interação têm custo maior que os cursos sem interação. Isto porque o investimento na tutoria precisa estar na sua planilha de custos. Finalmente, ferramentas de interação síncrona são mais custosas que as assíncronas. Transmitir ao vivo requer atenção à qualidade da banda de internet do aluno, equipamentos mais robustos para o professor e uma série de outros recursos.
Este assunto pode ser abordado mais profundamente em outro momento!
Parte Comercial
Finda a parte pedagógica em que você produziu o curso e planejou as estratégias de interação com seus alunos, se faz necessário pensar que métodos de pagamento vai usar.
Existem vários métodos de pagamento e entre estes cito alguns: Cielo, PagSeguro, MercadoPago, GerenciaNet, PayPal e inúmeros outros.
Todos estes métodos de pagamento são também conhecidos como gateways de pagamento. São instrumentos de interface entre os alunos e as bandeiras dos bancos diversos.
Na verdade estes gateways de pagamento são uma verdadeira mão na roda. Seus alunos poderão pagar pelo seu curso online através de diferentes cartões de crédito, boletos bancários e até débitos em conta corrente. O gateway de pagamento recebe o valor da venda do curso (seja em cartão de crédito, débito em conta ou até mesmo boleto) e através de mecanismos técnicos chamados de API liberam o conteúdo do referido curso para seus alunos e após alguns dias libera o dinheiro da venda para sua conta corrente. Este mecanismo denominado API é um conjunto de aplicativos que são usados para que os gateways de pagamento “conversem” com sua plataforma de ensino a distância. A API pode liberar o conteúdo do curso para seu aluno ou até mesmo cancelar uma venda, sob sua autorização.
Uma vez que o gateway de pagamento se responsabiliza por aceitar praticamente todos os cartões de crédito e intermediar vários bancos diferentes seu único trabalho é escolher que gateways de pagamento vai trabalhar.
Cielo
Trata-se do método de pagamento com uma das menores taxas de mercado. O tempo médio entre a venda e o referido depósito direto em sua conta corrente é de até 3 dias. As taxas de intermediação e tarifas são negociadas diretamente com o banco e o correntista. Tais taxas podem ser abaixo de 3% e dependem de seu banco e/ou relacionamento com o gerente.
Normalmente para se implementar o Cielo como método de pagamento depende da possibilidade da plataforma de ensino a distância aceitar personalização. Trata-se de um serviço cujo tempo de implantação pode durar 15 dias e o investimento pode chegar a R$ 1.000,00.
PagSeguro
É o método de intermediação de pagamento (gateway de pagamento) mais usado no mercado. Suas tarifas flutuam. Se optar por receber o dinheiro de suas vendas em até 14 dias após a venda a tarifa é de 4,99% da venda. Caso opte por receber o dinheiro das vendas em até 30 dias após a venda, sua tarifa é de 2,99%.
O pagSeguro tem uma tela de controle de vendas limpa e transparente. Uma vez que o dinheiro é liberado para saque é transferido no mesmo dia para sua conta. Por vezes o sistema anti-fraudes é rigoroso demais e muitas tentativas de vendas no cartão de crédito são reprovadas, o que atrapalha um pouco.
Ter mais de um gateway de pagamento é uma grande ideia. Se algum destes gateways estiver com problemas ou recusar o recebimento por qualquer motivo seu aluno terá sempre outra opção para pagar seu curso!
MercadoPago
O MercadoPago começou atrás do PagSeguro nesta corrida tecnológica e por isso não é tão badalado. Possui tarifas idênticas ao PagSeguro, mas no momento do saque ainda demora 48h para depositar em sua conta corrente. Aceita pagamentos com diferentes cartões de crédito e pode ter tarifas extras para cada saque.
Vendas através de cartão de crédito costumam ser aprovadas de maneira mais fácil e ágil pelo MercadoPago que seu concorrente PagSeguro. Sua tela de acompanhamento de vendas ainda não é tão ágil quanto seu concorrente maior, conteudo é uma ótima pedida.
PayPal
PayPal é um excelente método para vendas internacionais. Aceita diferentes moedas mas suas taxas são elevadas: 9%. O dinheiro da venda está disponível para saque em apenas 24h. Seu painel de acompanhamento de vendas é fantástico.
Todos os métodos de pagamento acima possuem um mecanismo de disputa. Disputa é um processo de intermediação entre o aluno e o produtor quando há uma contestação por parte do aluno. Tais “disputas” podem ocorrem em até 15 dias após a venda.
Além da disputa não se esqueça do Artigo 49 do CDC que dá amplos méritos para o consumidor. Neste processo o consumidor pode usufruir de seu curso online e ainda pedir ressarcimento em até 7 dias após a compra. Possuir relatórios completos de acesso do aluno ao curso é um meio de contestar o consumidor. Trata-se de uma lei polêmica.
Formulação de Preço do Curso OnLine
Antes de formular o preço de seu curso online, ainda que planeje ofertá-lo gratuitamente, discuta seu custo. Isto deve fazer parte do planejamento de seu negócio.
Anote o custo de produção de seus vídeos, animações e apostilas, se houver. Repare que se foi você mesmo quem produziu tudo isto não significa que o seu custo é zero, afinal sua hora trabalhada tem valor. Do contrário estará dizendo para si mesmo que seu curso não vale nada!
Outro ponto importante é o custo inerente ao Tutor (se houver) que fará a interação com seus alunos. Cursos com interações são sempre mais onerosos, ainda mais se forem Síncronos e ao vivo! A hora trabalhada do Tutor precisa ser considerada e normalmente os sistemas de ensino a distância que fornecem transmissões ao vivo são mais custosos. Repare que para transmitir ao vivo pelo Youtube ou Facebook é algo gratuito. Contudo, se quiser controlar quem frequenta sua aula ao vivo forçosamente vai precisar de um sistema de ensino a distância. A GlobalEAD tem uma solução com transmissão ao vivo em uma de suas plataformas de EAD e vale a pena conferir!
Finalmente inclua no seu orçamento o custo da Plataforma EAD. Analise a relação Custo X Benefício, o que inclui ao custo de produção de cada curso, equipe de professores e o valor usado para Marketing! Tudo deve encaixar em seu Budget!
Legalização de seu negócio
Pessoas físicas e jurídicas podem comercializar cursos online. Para vender cursos livres não há necessidade de aval do MEC ou qualquer secretaria de educação, como já foi debatido neste artigo.
Raciocine sobre abrir uma MEI para comercializar seus produtos. Embora seu procedimento seja muito fácil e bastará se dirigir à prefeitura para detalhes, raciocine começar seu negócio sem este passo.
Inúmeros clientes meus começaram seus negócios apenas como pessoas físicas. O meu maior cliente em termos de consumo de servidor começou como pessoa física. Isto significa que o fluxo de alunos em sua plataforma de EAD é elevadíssimo e se trata de um dos maiores no seu estado.
A plataforma EAD
Uma vez que já fez seu plano de negócio, estruturou seu(s) curso(s) e fez todas as considerações acima descritas precisa escolher sua plataforma de EAD (ensino a distância).
A plataforma de EAD escolhida precisa abranger a parte pedagógica e comercial estruturada em seu plano de negócio.
Na parte pedagógica o sistema precisa permitir métodos de interação entre seus Tutores e seus alunos, ainda que de início seu curso não ofereça tutoria. Afinal, o sistema precisa estar condizente com seu humor do futuro. A tecnologia precisa estar disponível para suportar vídeos, apostilas, conteúdo HTML, simulados e até emitir certificados. Da mesma forma que na parte pedagógica, seu sistema precisa estar atento à parte comercial suportando um ou mais gateways de pagamento.
Tenha em mente que a robustez da plataforma de EAD pode exigir equipe. Equipes envolvem custos e isto deve estar dentro de seu orçamento, assim como uma expectativa mínima de retorno de seu investimento.
Repare que todos os bons sistemas de EAD requerem mensalidades, ainda que módicas.
Este investimento que precisa fazer no sistema de EAD é para o suporte que vai necessitar, estrutura de segurança do sistema, etc.
A GlobalEAD tem várias plataformas de EAD o que inclui seu Plano Completo ( uma verdadeira escola virtual já com mais de cem cursos inclusos para que possa vender pelo preço que quiser ).
Tenha sua Escola Virtual
Compartilho uma história. Eu estava para viajar para o E.U.A em 2014 e uma semana antes meu telefone tocou. A ligação era justamente da Flórida/E.U.A. Pareceu um acaso muito grande, um acontecimento inesperado.
Tratava-se de um empresário brasileiro querendo montar um negócio baseado na Flórida, procurando um parceiro para tal.
Como sou muito religioso cheguei a pensar que era algo de Deus, um presente pra mim.
Só que não foi nada disso.
Muito pelo contrário.
Tudo que aprendi com aquele empresário brasileiro compartilho e resumo tudo aqui de bom grado: É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem (Salmo 118:8).
Naquele mesmo ano, época de vacas ainda gordas no país, após esta experiência acintosa na minha vida decidi que deveria aprofundar meu negócio. Até aquele presente momento minha expertise era apenas em sistemas de ensino a distância. Era necessário muito mais.
Juntamente com minha esposa e fiel companheira, a Dra. Dilma Resende, pós graduada em direito digital e pedagoga, começamos a produzir cursos, contratar professores e oferecer um sistema já com cursos inclusos.
No início fizemos 35 cursos, sendo a maioria até então com animações em Conteúdo HTML produzidos em Articulate. Hoje são mais de 100 cursos online com diversos objetos educacionais, totalmente supervisionados pessoalmente por mim. Os cursos tem temas variados, vídeos, apostilas, conteúdo HTML, simulados online e certificados validados.
Trata-se de uma Escola Virtual, montada em apenas 24h no domínio do cliente, com mais de 100 cursos online totalmente prontos e configurados. Cada cliente pode praticar o preço que quiser em cada produto, divulgar como bem entender e expor sua logomarca em cada certificado. O sistema vem com layouts diferentes, a gosto do contratante, que pode trocar banners, cores e o banner ilustrativo de cada produto. O contratante poderá optar por PayPal, PagSeguro ou MercadoPago, cobrar mensalidades de seus alunos, ofertar combos de cursos, emitir cupons promocionais e ter toda segurança dos servidores da minha empresa, que tem equipe vigilante 24h por dia.
Um verdadeiro negócio já montado, robusto e sólido. Para quem deseja largar na frente.
Trata-se do Plano Completo da GlobalEAD, produzido com todo amor e respeito que o consumidor merece.
Independente dos caminhos que escolher, te desejamos toda sorte do mundo.
Espero que tenha gostado do artigo e que se sinta à vontade para comentar 🙂
Alessandro Marlos é engenheiro e produtor de conteúdo da GlobalEAD – Plataformas de EAD e criação de cursos online – CEO GlobalEAD.
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Sem dúvida, um dos artigos mais completo sobre o tema já escrito.