Paradigmas. A inteligência Artificial ( IA ) força novamente o mercado a quebrar dogmas. Levar a IA a sério não é garantia de sucesso, mas ignorar é a certeza da ruína.
Analisei mais de 40 ferramentas de IA de janeiro de 2023 até maio do mesmo ano e percebi que muita coisa já existia e era largamente utilizada, porém sem o glamour que há hoje. Algumas são mais marketing que funcionais, como a ferramenta que cria sites sozinha, por exemplo.
Descobri que algumas ferramentas de chatGPT são melhores que outras, independente do preço. Nada mais natural.
Vamos ao artigo!!
Eis o que será visto neste post:
- 1 – Identificação de Problemas de Aprendizagem
- 2 – Automação de Processos Administrativos
- 3 – ChatBots para atendimento ao cliente
- 4 – Análise de “sentimentos”
- 5 – Recomendação de cursos complementares
- 6 – Identificação de Fraudes
- 7 – Monitoramento de atividades
- 8 – Gamificação
- 9 – Previsão de desempenho
- 10 – Sites e Blogs
- 11 – Algumas Ferramentas de IA que você têm que conhecer para entrar neste mercado
É fato que as empresas de cursos online têm ganhado cada vez mais espaço no mercado educacional, graças à facilidade de acesso e flexibilidade que oferecem aos alunos. No entanto, a concorrência também tem aumentado, e para se destacar é preciso inovar e adotar novas tecnologias.
Vários softwares ditos inteligentes estão se tornando indispensáveis e o ensino a distância logo vai ser totalmente tomado por esta tendência.
Neste artigo vamos analisar vários pontos que são importantes na captação de alunos usando esta tecnologia e alguns exemplos de software.
1 – Identificação de Problemas de Aprendizagem
A verdade é que identificar problemas de aprendizagem não é algo novo. Antes mesmo da avalanche de softwares de IA ganharem força repentinamente, esta tecnologia de inteligência já existia.A maior prova disso são os simulados categorizados por áreas que jorram perguntas na categoria que o sistema percebe que o aluno tem mais dificuldade.
Dificuldades em um determinado assunto ou baixo desempenho em uma atividade específica é uma das habilidades de vários softwares de IA.
Com a análise de dados de desempenho, a IA pode identificar padrões e tendências que indiquem a necessidade de intervenção pedagógica. Isso permite aos professores e tutores agir de forma proativa, oferecendo suporte personalizado para os alunos que precisam de ajuda.
Abordar a existência desta tecnologia pode te ajudar a vender muito mais. Recordo que Games já eram usados para este fim bonificando alunos com maior ou menor pontuação dependendo de avaliações recreativas.
2 – Automação de Processos Administrativos
IA já é usado há muito tempo para automatizar processos administrativos, como a emissão de certificados e a gestão de matrículas. Com a automatização, a empresa pode reduzir os custos de operação e aumentar a eficiência, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades mais estratégicas.
Atualmente, plataformas oferecem métodos de pagamentos recorrentes dentro do próprio ambiente do aluno. Um Clássico exemplo de gerenciamento de assinaturas pelos próprios alunos por cartão de crédito é a plataforma GlobalFlix .
GlobalFlix É uma plataforma que oferece mais de 110 cursos online a preços interessantes via assinatura recorrente por cartão de crédito. Alunos podem estudar dezenas de cursos atualizados de forma constante por um valor atraente.
O sistema detecta inadimplemento, fidelidade e bonifica o aluno conforme seu desempenho com certificados e suporte personalizado em diversos temas diferentes como concurso público, informática, recursos humanos e muito mais.
3 – ChatBots para atendimento ao cliente
Os chatbots são um exemplo de aplicação da IA que pode melhorar o atendimento ao cliente. Com um chatbot inteligente, é possível responder perguntas comuns dos alunos e oferecer suporte técnico de forma ágil e eficiente. Além disso, os chatbots podem ser integrados a plataformas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, permitindo que os alunos entrem em contato com a empresa de forma rápida e prática.
Este recurso é largamente utilizado para aumento de vendas, principalmente por produzir rápida resposta em horários de atendimento que seriam completamente inapropriados para os seres humanos em geral.
4 – Análise de “sentimentos”
A verdade é que seres humanos têm padrões de comportamento. A forma de escrever e se expressar pode significar “satisfação”, “frustração” e outros sentimentos. Captar um “sentimento” pode ajudar a melhorar a qualidade no atendimento, absorção de conteúdo e até mudança de percurso em um atendimento.
Fato é que se uma ferramenta consegue “entender” um sentimento também pode “induzir” através de truques psicológicos e com isso elevar as vendas.
Com a análise de textos escritos pelos alunos, por exemplo, é possível identificar padrões que revelem o nível de satisfação e engajamento dos alunos. Com esses dados, a empresa pode tomar medidas para melhorar a qualidade dos cursos e a experiência do aluno como um todo.
5 – Recomendação de cursos complementares
É impossível não falar de técnicas de venda como “upsell”. A grosso modo, é um recurso para aumentar o ticket médio de uma venda. Nada mais é do que oferecer novos produtos correlatos uma vez que o cliente acabou de fazer uma compra.
Cá entre nós…. upsell pode ser entendido como algo ilegal dependendo da interpretação da lei. É algo como “venda casada”. Contudo, é uma prática comum em vários sites de venda de cursos online.
Uma vez que o aluno fez uma compra é possível também induzi-lo a adquirir outros no mesmo segmento. O aluno já terá tido a experiência com o professor e seu método de ensino.Caso este aluno esteja interessado em se aprofundar mais no tema que acabou de aprender estará mais propenso a investir na mesma empresa que acabou de fornecer o conteúdo.
A análise de dados de navegação e histórico de aprendizagem, também pode propiciar a IA recomendar cursos complementares para os alunos. Isso aumenta o tempo de permanência do aluno na plataforma e a chance de ele se matricular em novos cursos.
Recomendações podem ser personalizadas de acordo com os interesses, desempenho do aluno nos simulados e necessidades de cada aluno, aumentando a efetividade desta estratégia.
6 – Identificação de Fraudes
A IA pode ser utilizada para identificar possíveis fraudes em cursos online, como a utilização de contas compartilhadas ou a realização de atividades por terceiros. Com a análise de dados de acesso e desempenho, é possível identificar padrões que indiquem estas práticas como coibir que vídeos sejam assistidos mais de uma vez IPs diferentes
Observemos que a Plataforma EAD precisa ter recursos para impedir acessos simultâneos de dois ou mais alunos. Da mesma forma, o mesmo aluno precisa ser coibido de acessar o conteúdo através de endereços físicos muito distantes entre si. As plataformas EAD da GlobalEAD têm este recurso de forma nativa, por exemplo, além de já prover mais de 100 cursos inclusos para venda pelo preço desejado pelo contratante.
7 – Monitoramento de atividades
Com a análise de dados de acesso e desempenho dos alunos, a IA pode monitorar as atividades dos alunos e identificar possíveis problemas, como atrasos na entrega de atividades ou baixo nível de participação nas discussões em grupo. Com esses dados, os professores e tutores podem agir de forma proativa, oferecendo suporte e orientação para os alunos.
Esta estratégia já é muito usada há vários anos, mas atualmente as plataformas já tem mecanismos automatizados de comportamento como “envio de emails para alunos que não acessam os conteúdos” e “envio de SMS para alunos inadimplentes”.
Não podemos deixar de citar as estratégias automatizadas de entrar em contato com alunos que abandonam o carrinho de compras dez dias após uma compra não realizada!
8 – Gamificação
A gamificação é uma estratégia que consiste em utilizar elementos de jogos em atividades educacionais, visando aumentar a motivação e o engajamento dos alunos. A IA pode ser utilizada para identificar os elementos de jogos que são mais efetivos para cada aluno, personalizando a estratégia de gamificação para cada um. Isso aumenta a efetividade da estratégia e a satisfação dos alunos.
Games são usados não só para os alunos já matriculados mas os que ainda não adquiriram nenhum produto. Cito “candy crush” como espetacular exemplo de game que aparentemente é gratuito… até que o usuário se veja obrigado a pagar para realizar um upgrade fase no jogo.
Muitos jogos são usados para o aprendizado e o método de coagir sutilmente o aluno a pagar para avançar de fases no jogo é algo impressionante e eficaz. Troque o idioma do jogo e você estará aprendendo inglês.
Brinque de simulador de voo e você estará aprendendo a se localizar no espaço. Jogue online com seus amigos e você estará aprendendo a maior rede social do momento nesta vibe de IA: o DISCORD.
Discord é uma rede social que integra todas as redes sociais ( Facebook, Twitter, Instagram, etc ). É a rede social dos games para trocar informações, conversarem, jogarem…. Não conhecer o Discord é estar meio caminho para fora de IA e suas evoluções.
9 – Previsão de desempenho
Com a análise de dados de desempenho, a IA pode fazer previsões sobre o desempenho futuro dos alunos. Isso permite que a empresa identifique alunos com alto potencial e ofereça suporte personalizado para que eles atinjam seus objetivos. Além disso, as previsões podem ser utilizadas para melhorar a estratégia de marketing, enfatizando os resultados positivos que os alunos podem esperar ao se matricularem nos cursos.
A verdade é que a oferta de suporte é um método para vender mais. Suporte personalizado é caro. Alunos sabem disso….
10 – Sites e Blogs
Velhos conhecidos das empresas de marketing, os sites e blogs não morreram. Existem ferramentas que criam sites inteiros e ferramentas de IA que redigem artigos profundos e até criam vídeos a partir de um tema específico.
É verdade que a criação de site, pelo menos à época que este artigo foi escrito ( maio de 2023 ) não é lá estas coisas. Contudo, o computador pessoal quando foi lançado na década de 90 era horrível e olhem como ele evoluiu algumas dezenas de anos depois?
Sites e blogs não apenas ajudam a atrair mais tráfego orgânico para o seu negócio, mas também ajuda a manter os visitantes engajados e a conhecer o seu negócio.
Em teoria, quando um site oferece informações relevantes e úteis para os usuários, eles tendem a confiar mais na marca e a considerá-la como uma fonte confiável de informações.
Bots podem ajudar proprietários de empresas a produzir conteúdo de qualidade com estratégias de SEO. Os algoritmos dos motores de busca estão cada vez mais avançados e buscam oferecer aos usuários os resultados mais relevantes para suas pesquisas.
Isso significa que, se o seu site tiver um conteúdo de qualidade e relevante para as palavras-chave que os usuários estão procurando, ele terá mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca.
11 – Algumas Ferramentas de IA que você têm que conhecer para entrar neste mercado
- Discord – A rede social dos gamers
- Midjourney – produz imagens impressionantes
- D-ID – Produz videos feitos com personagens originariamente estáticos
- Copymatic.ai – Cria posts originais e com estratégias de SEO integradas
- ChatGPT – É a coqueluche desta onda de inteligência Artificial. É um programa que responde de forma objetiva qualquer pergunta em vários idiomas. Super interessante
A inteligência Artificial não é algo novo, mas ignorar por completo esta nova onda do mercado é um erro implacável.
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