A função do Coordenador Pedagógico em EAD

Demorei um pouco para entender uma tabela com o planejamento de determinado CURSO, certa vez.  Na referida tabela havia o cronograma do curso inteiro, com cores por todos os lados e especificações que cansavam só de olhar. O coordenador Pedagógico explicou que cada curso tinha o seu planejamento.  Fiquei ouvindo e pedindo para ele repetir o até então estranho mundo dos cursos, disciplinas, turmas e convênios.

Foram meses e contas de telefone astronômicas para entender o que para ele era simples.

O coordenador pedagógico está intimamente relacionado com o sucesso de um projeto de EAD. Ele faz o planejamento do curso e precisa ter feeling suficiente para descobrir se o aluno está assimilando o curso, assim como se o tutor está cumprindo o seu papel. Desta forma, ele precisa ter uma visão geral do negócio porque prejuízos em EAD costumam ser muito altos(quando acontecem). A estrutura de um curso de EAD é montada para atender normalmente um grande número de alunos, produzindo um custo fixo praticamente inalterado para X alunos ou 2 vezes isso.  Uma vez que sua infra estrutura esteja montada, desarticular um aparato maduro significa destruir o trabalho de anos. É uma responsabilidade muito grande.

Analisando este profissional entendi que ele precisa estar antenado com o pessoal de TI. Vem dele as orientações para os técnicos e muitas vezes até a contração de colaboradores passa por seu crivo.  Jamais eu teria condição de desenvolver uma página sequer sem a boa performance de um coordenador. Ele é a interface entre os desenvolvedores e o aluno, logo precisa falar a mesma língua de todo mundo.

No entanto há uma coroa de espinhos para o coordenador pedagógico: quando ele precisa orientar e repreender um tutor.  Muitas vezes um colega de profissão, alguém normalmente da sua idade.  Talvez até tutor e coordenador pedagógico tenham a mesma capacidade, mas a vida colocou um e outro em posições diferentes. É neste momento que amizade e trabalho se chocam.

Coisas da vida.

Começar com o pé direito em ensino a distância? Clique na imagem abaixo usando o cupom promocional BLOGEAD quando perguntado e receba 5% de bônus até em nosso
Plano Completo ( Plataforma de Ensino a distância, Loja virtual, site responsivo e mais de 100 cursos inclusos para vender pelo preço que quiser )!
Aguardamos você 🙂

Plataforma EAD - Teste Grátis

Deixe uma resposta